Ar-condicionado ou climatizador industrial: qual a melhor escolha?

Ao dar início em um projeto de climatização, surge uma dúvida muito recorrente: ar-condicionado ou climatizador industrial, qual a melhor escolha?

Os dois aparelhos contam com funcionalidades, preços, mecanismos e instalação completamente diferentes, consequentemente proporcionando ao projeto impactos diferentes.

Para saber como fazer a melhor escolha, o ideal é conhecer de ponta a ponta o funcionamento de cada um desses equipamentos, visando compreender qual será mais efetivo para garantir a boa regulagem térmica e qualificação do ar do local. 

Como funciona um climatizador industrial?

Os climatizadores de ar industriais são equipamentos feitos para purificar, umidificar e regular a temperatura do ar. Através de um sistema evaporativo, o ar captado pela ventilação do climatizador entra em contato com o reservatório de água fria e os painéis evaporativos, sendo filtrado e tendo sua temperatura reduzida. 

Os climatizadores industriais são feitos com o propósito de atender a ambientes maiores, como galpões, indústrias e ambientes laborais como um todo. Sua potência alcança resultados mais altos do que os climatizadores residenciais, por exemplo. 

Com diferentes tipos de propulsão e saída de ar, há uma diversidade de modelos de climatizadores industriais disponíveis no mercado, sendo uma ótima opção para projetos de climatização que visam a renovação do ar além da regulagem térmica.

Como funciona um ar-condicionado?

Para entender se você deve escolher ar-condicionado ou climatizador industrial, agora confira como funciona o ar-condicionado.

Através de um sistema mais complexo, o ar-condicionado utiliza gás refrigerante para mudar a temperatura do ar captado, devolvendo-o ao ambiente mais frio. É um aparelho amplamente conhecido e através de suas três peças principais (compressor, condensador e evaporador) refrigera o ar.

Qual a diferença entre ar-condicionado ou climatizador industrial?

Existem várias diferenças entre o ar-condicionado e o climatizador industrial, a primeira delas é o custo, sendo que o climatizador é mais barato, assim como sua instalação, que não requer um sistema de ventilação e muitas vezes não exige alterações na fiação do local. 

Como vimos antes, o ar-condicionado faz o uso do gás refrigerante para refrigerar o ar, enquanto o climatizador utiliza o sistema evaporativo. 

Uma outra diferença marcante está no consumo energético, que é mais elevado no caso do ar-condicionado. 

Por fim, enquanto o mecanismo do ar-condicionado reduz a umidade do ar, o climatizador trabalha na umidificação do ar através da evaporação, o que torna a umidade mais regulada e evita problemas respiratórios.

Ar-condicionado ou climatizador industrial: qual a melhor escolha?

Alguns dos principais fatores que tendem a apontar o climatizador industrial como a melhor escolha são:

  • Funcionamento ecologicamente correto;
  • Gasto energético inferior;
  • Custo inferior;
  • Purifica o ar;
  • Umidifica o ar;
  • Não precisa de ambiente totalmente fechado para funcionar;
  • Manutenção simples;
  • Instalação simples e mais barata;
  • Atua na renovação do ar.

O ar-condicionado pode ser eficiente por refrigerar o ar em temperaturas super baixas, mas se pensarmos em termos de qualidade e renovação do ar, a escolha ideal sempre será o climatizador industrial.

Para tomar a decisão correta na hora de optar entre ar-condicionado ou climatizador industrial é preciso levar em conta o que demanda o espaço em questão, através de um bom plano de climatização.

Considerando o fluxo de pessoas que circulam no local, as saídas e entradas de ar, o que é armazenado no local (produtos, materiais etc.), dentre outros fatores, é possível escolher com muita precisão qual o aparelho ideal para a climatização do espaço.

É válido mencionar que existem diferentes tipos de climatizador industrial para atender a diferentes demandas de cada ambiente. Você pode optar por uma instalação na parede, no teto ou pelo uso de um aparelho portátil, que pode ser aproveitado em diferentes locais.

Os climatizadores industriais possuem potência maior em comparação aos climatizadores residenciais, por isso são recomendados para projetos de climatização de ambientes de trabalho e armazenamento, como galpões e armazéns, que tendem a ser mais quentes.

De qualquer maneira, investir na climatização é fundamental para qualquer ambiente laboral ou residencial. Quando estamos submetidos ao calor intenso, nosso corpo reage de diversas formas negativas e a indisposição toma conta, afetando a circulação, pressão e outras partes do corpo. 

Além disso, existem normas regulamentadoras no Brasil que enquadram um ambiente de trabalho como insalubre quando os trabalhadores são submetidos ao calor intenso sem ventilação ou climatização.

Dessa forma, garantir a saúde do ar em que a equipe trabalha e os equipamentos, materiais e produtos são armazenados é uma medida de prevenção a riscos muito maiores, como o bem estar dos funcionários e a boa conservação dos materiais.

Conferir mais artigos